quarta-feira, 30 de julho de 2008



Cardume: Revoadas é um desdobramento da pesquisa A reprodutibilidade da xilogravura como processo de criação, orientada pela Profa. Lucia Pimentel, na Escola de Belas Artes da UFMG. Revoadas apropria do trabalho do gravador holandês MC Escher (1898-1972) e sua pesquisa da forma e contra-forma.
Movido pelo ímpeto de impregnação e proliferação visual, a ação insere um quebra na continuidade natural da composição arquitetônica, instaurando outros ritmos e dinâmicas sobre a malha urbana e histórica da cidade.
Encarando a matriz xilográfica de maneira diferente ao do trabalho de Escher, em vez de usar a madeira para a impressão de uma composição pronta, uma estampa fixa na parede, a pesquisa tem como uma das aspirações pensar uma matriz multiplicada largamente. A intenção é formar um extenso campo de ação, abrindo mão da concentração visual sugerida pela moldura.
Por motivos técnicos, a madeira pode ser substituída por outras materialidades a fim de possibilitar a ação sobre suportes além do papel e a impressão direta na estrutura arquitetônica. Ora são utilizados carimbos, ora são utilizadas máscaras de acetado, um estêncil.
Revoadas, dá assim, seqüência à pesquisa dos Cardumes, inspirada nas dinâmicas dos agrupamentos de sardinha em movimento e suas estratégias cinéticas e coletivas de fuga e proteção frente o predador.

Nenhum comentário: